Carta Política #378

“[Lula] disse que vai manter uma proximidade maior, vai dialogar mais, vai ser meio que uma rotina, para poder estar dialogando mais de perto, entendendo o que acontece em cada região, em cada estado. Quanto mais proximidade você tem e mais perto você está, você tem a oportunidade de estar conversando e trocando impressões”.

 (Gervásio Maia, líder do PSB na Câmara)

 

                Com o reinício dos trabalhos legislativos, o governo promoveu encontro entre o Presidente e os parlamentares, tentando diminuir as tensões que se acumularam desde o fim do ano passado e prometendo maior envolvimento de Lula nas negociações políticas.

                As questões vão desde a liberação das emendas, uma queixa constante dos parlamentares, até o “tratoraço” da reedição da MP da Reoneração. Em todos os pontos de conflito, os interesses do governo entram em conflito direto com os do legislativo.

               Para as emendas, o governo quer manter o controle sobre a pauta, especialmente por conta das eleições municipais deste ano. Lula decidiu se envolver diretamente nas disputas pelas maiores prefeituras do país, e quer poder dispor da “caneta na mão”. A eleição de prefeituras é importante para a construção de plataformas para fazer os deputados em 2026. Segurar a liberação das emendas pode ser utilizado para prejudicar os adversários.

               Para a reoneração, o governo precisa das receitas para evitar contingenciamentos, mas o Congresso diz que já legislou e negou a interrupção da desoneração. A decisão da Fazenda foi manter a MP por enquanto – com ela mantida, o Planejamento pode contar com as receitas que iriam entrar a partir de maio, postergando eventual discussão sobre mudança de meta ou contingenciamento por pelo menos mais alguns meses. A opção por mantê-la, no entanto, constrange os deputados.

               O último ponto de conflito é a sucessão da presidência da Câmara. Lira quer manter a influência – e evitar o destino de grande parte dos presidentes da Câmara do passado: a prisão ou a obsolescência.  Já o governo quer uma interlocução mais amigável.

Posts Relacionados